destaques

José e Carlos: os irmãos Marafona – Separados pelos clubes mas juntos pelo sangue e luvas

José e Carlos: os irmãos Marafona – Separados pelos clubes mas juntos pelo sangue e luvas

31 Maio, 2016
Histórias

José e Carlos: os irmãos Marafona – Separados pelos clubes mas juntos pelo sangue e luvas

José Marafona e Carlos Marafona. Seis anos e seis meses separam os irmãos Marafona unidos pelos laços familiares… e pela paixão pela defesa das balizas. O Mundo dos Guarda-Redes dá a conhecer uma das irmandades de guardiões de Portugal no Dia dos Irmãos.

Formado no Rio Ave FC, José, 35 anos, é o mais velho dos irmãos Marafona e um verdadeiro globetrotter das redes nacionais. Conta com passagens por nada mais nada menos do que dezasseis clubes como sénior ao serviço de Académico de Viseu, Vilaverdense FC e mais recentemente AR São Martinho e Neves FC, onde terminou a temporada de defesas no Campeonato de Portugal enquanto Carlos fechou com chave de ouro.

carlos marafona jose marafona guarda-redes (2)O guarda-redes do SC Braga foi o herói da final da Taça de Portugal conquistada pelos Bracarenses frente ao FC Porto e parou duas grandes penalidades na decisão para eternizar o seu nome na história do clube. Também formado no Rio Ave FC e entretanto transferido para o Varzim SC com idade de juvenil, Carlos Marafona encontrou a rota do sucesso desde a temporada 2011/2012 ao serviço do CD Aves.

Pelos Avenses encontrou o equilíbrio que não havia conseguido no CS Marítimo e seguiu-se a subida de divisão com o Moreirense FC em 2013/2014 e a afirmação na Primeira Liga na temporada seguinte, culminando-a com a chamada à seleção de Portugal. Transferia-se para o FC Paços de Ferreira no verão de 2015 e no início do ano foi a escolha do SC Braga para assumir a baliza nas fases decisivas, como provou no Estádio do Jamor.

Separados também por cinco centímetros – José, 185cm, é mais baixo que Carlos -, os irmãos Marafona mostram-se unidos nos diferentes caminhos percorridos e rumos tomados de luvas calçadas e propagam o espetáculo das defesas Marafonianas por Portugal fora. Rumo ao Jamor foram dezassete os Marafona’s a partir de Vila do Conde para a história da equipa de Bracara Augusta.

carlos marafona jose marafona guarda-redes (3)