destaques

10+ Guarda-Redes da Segunda Liga 2015/2016

10+ Guarda-Redes da Segunda Liga 2015/2016

15 Maio, 2016
Top-10 Guarda-Redes

10+ Guarda-Redes da Segunda Liga 2015/2016

A Segunda Liga 2015/2016 terminou com o FC Porto campeão e com o GD Chaves e o CD Feirense promovidos à Primeira Liga numa campanha com muitas demonstrações de qualidade dos guarda-redes. À partida saltam as exibições de Ricardo Ferreira e Ricardo Janota, mas também a importância de Giorgi Makaridze e da dupla António Filipe e Paulo Ribeiro na subida de Fogaceiros e Flavienses, respetivamente. Mas os nomes não ficam por aí e a política de rotatividade em grande parte dos clubes dificultou a eleição. Assim, este é o 10+ O Mundo dos Guarda-Redes dos números 1 que se destacaram esta temporada na Segunda Liga.

 

10

Ivo Gonçalves – FC Penafiel

Essencial na permanência do clube Duriense, foi uma das figuras dos vinte jogos consecutivos sem desaires e tornou-se mesmo protagonista em grande parte dos 21 jogos disputados nesta campanha, alternando a baliza com Júlio Coelho.

 

ricardo moura leixoes vs vitoria sc - segunda liga 2015-2016 - imagem filipe da silva coelho zerozero

9

Ricardo Moura – Leixões SC

Foi um dos jogadores mais resilientes do clube Leixonenses e foi autor de várias defesas que deram a manutenção na última jornada. Com 45 jogos disputados, Ricardo Moura mostrou-se sólido e preparado para enfrentar outras batalhas na próxima temporada.

 

8

Miguel Santos – SL Benfica B

Cedeu a baliza Encarnada por apenas seis jogos e mostrou-se decisivo em diversas ocasiões apesar das dificuldades do SL Benfica B em garantir a permanência na Segunda Liga. Sofreu 50 golos mas seriam muitos mais não fosse a sua inspiração.

 

7

Quim – CD Aves

Com a qualidade de sempre Quim manteve o CD Aves na primeira metade da tabela numa época em que festejou 40 anos. Enfrentou a concorrência de Diogo Freire na luta pela baliza Avense e distinguiu-se em inúmeras ocasiões e só as lesões impediram o pleno naquela que deverá ser a sua penúltima época no ativo.


6

antonio filipe chaves vs portimonense - segunda liga 2015-2016 - festa - imagem filipe farinha cofiaAntónio Filipe / Paulo Ribeiro – GD Chaves
Parte do sucesso dos Valentes Transmontanos na subida à Primeira Liga parte da dupla de guarda-redes constituída por António Filipe e Paulo Ribeiro, que brilharam e tiveram também os seus momentos menos saborosos. Enquanto o segundo se mostrou em grande após a saída dos titulares de António Filipe, este exibiu-se com destaque na primeira metade do campeonato até errar na derrota frente ao FC Famalicão (4-3) e após o regresso ao onze inicial assinaria várias intervenções de nomeada que valeriam a promoção.

 

5

Giorgi Makaridze – CD Feirense

Autor de um golo, marcado através da marca de grande penalidade num jogo em que também defendeu um castigo máximo, o guarda-redes Georgiano protagonizou uma época positiva na baliza do CD Feirense e coroou a mesma com a subida de divisão e o prémio da assinatura pelo Moreirense FC.

 

4

Marco Rocha – SC Freamunde

Terminou a temporada como o guarda-redes com mais jogos com as redes intactas – dezoito -, e com uma expulsão por pontapear a bola na direção de um árbitro deixando uma nódoa num registo com 36 jogos disputados e 24 golos sofridos. Foi uma das principais razões para os sonhos de subida do SC Freamunde e pela segunda temporada consecutiva afirmou-se como um dos valores da Segunda Liga. Esteve imbatível ao longo de 602 minutos consecutivos em fevereiro.

 

3jose moreira olhanense vs portimonense - segunda liga 2015-2016 - imagem cjv

José Moreira – SC Olhanense

Regressado ao Futebol Português após quatro temporadas no estrangeiro, apresentou-se como um nome forte no segundo escalão e terminou a temporada com 40 jogos e 33 golos sofridos, cifrando dois registos de imbatibilidade notáveis com 505 minutos e 334 minutos consecutivos sem sofrer.

 

2

Ricardo Janota – Académico de Viseu

Numa temporada de altos e baixos em termos coletivos no Académico de Viseu o guarda-redes que regressou ao Fontelo mostrou-se forte entre os postes e foi o salvador do clube Viseense em quase uma dúzia de encontros. Foi totalista com 46 jogos e finalizou a temporada com defesas valiosas para a permanência alcançada na última jornada.

 

1

Ricardo Ferreira – Portimonense SC

Os Algarvios não conseguiram a promoção à Primeira Liga na derradeira jornada e não foi por falta de segurança na baliza. Ricardo Ferreira foi autor de belas exibições ao longo da temporada e tornou-se mesmo no guarda-redes mais regular do campeonato. Sofreu 45 golos em igual número de jogos e foi o guarda-redes com mais número de jogos sem golos sofridos – dezoito, tal como Marco Rocha.

ricardo ferreira portimonense vs porto b - segunda liga 2015-2016