destaques

As montanhas da carreira de Mika até à Premier League

As montanhas da carreira de Mika até à Premier League

7 Setembro, 2016
Atualidade

As montanhas da carreira de Mika até à Premier League

A carreira de Mika é uma escalada com vários percalços e que vê agora um dos cumes ao chegar à Premier League como uma primeira conquista, depois de ter estado entre os melhores guarda-redes jovens do Mundo.

Estreado pela União de Leiria a 30 minutos do final da derrota por 1-0 frente ao Vitória SC com apenas dezoito anos – golo sofrido de grande penalidade -, o guardião nascido em Yverdon (Suíça), chegou ao SL Benfica no verão de 2011 após cinco jogos no principal escalão e uma exibição que ditou o empate dos Leirienses frente ao Sporting CP (0-0) e um Mundial sub-20 irrepreensível ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol (FPF): foi herói nos penaltis dos quartos-de-final e foi distinguido com o prémio de Luva de Ouro da competição da FIFA após a derrota por 3-2 frente ao Brasil na final – os únicos golos que sofreu na competição.

Chegaria ao Estádio da Luz para ser um dos destaques da Segunda Liga 2012/2013 com 30 jogos pela equipa B. Contudo, na temporada seguinte, o guarda-redes Luso-Helvético acabou relegado… para terceira e quarta opção até resolver a sua saída para o Atlético CP, numa solução de recurso no mercado de inverno.

No clube da Alcantarense lutou em dezasseis jogos e inverteu os resultados negativos para justificar sete empates e quatro vitórias naquele que foi o último classificado do segundo escalão. As prestações de Mika foram de tal maneira positivas que o Boavista FC não perdeu a oportunidade de adquirir o guardião que estivera entre os melhores jovens do Mundo três anos antes.

Pela primeira vez no norte do país, Mika encontrou a estabilidade necessária para mostrar o seu talento e potencial na Primeira Liga e mesmo começando duas temporadas no banco, superou Daniel Monllor e Gideão Castro para se tornar o dono da baliza do Estádio do Bessa. Foram 64 jogos e depois de uma temporada em que foi protagonista da permanência das Panteras Negras na competição máxima de Portugal, parte para a Premier League depois de ter escalado uma montanha que até a intervenção da FIFA teve.

[Imagem @Global Imagens]