Joga-se o El Clásico entre FC Barcelona e Real Madrid neste sábado às 19h30 e O Mundo dos Guarda-Redes recorda vários nomes das balizas dos clubes que agitam a La Liga.
Atualmente defendidos por Claudio Bravo e Keylor Navas os clubes Blaugrana e Merengue, respetivamente, têm muita história desde os tempos em que os guarda-redes não utilizavam luvas para defender as suas redes.
Com sete jogos sem sofrer, Víctor Valdés (FC Barcelona) é o recordista de balizas virgens na história dos El Clásico’s, superando os seis encontros imbatíveis de Francisco Buyo (Real Madrid CF), Andoni Zubizarreta (FC Barcelona) e Iker Casillas (Real Madrid CF).
Já Claudio Bravo, autor de duas exibições exímias nas vitórias Catalãs frente ao Real Madrid CF em 2014/2015 (2-1 a 22 de março de 2015) e já nesta temporada (4-0 a 21 de novembro de 2015), poderá ser o terceiro guarda-redes a manter a sua baliza intocável em jogos caseiros e forasteiros em El Clásico’s em 40 temporadas de La Liga. Em novembro, o Chileno tornou-se no primeiro guarda-redes a manter uma baliza virgem neste encontro desde que Víctor Valdés o fez na vitória do FC Barcelona por 2-0 no Santiago Bernabéu a 27 de abril de 2011.
Do lado Blanco, Keylor Navas disputará o seu segundo El Clásico, depois de ter sofrido quatro golos do FC Barcelona na primeira volta, defendo legado de Iker Casillas nestes duelos. O atual guarda-redes do FC Porto foi destaque nas temporadas 2003/2004 (2-1), 2006/2007 (3-3), 2007/2008 (4-1) e 2014/2015 (1-2), e tornou-se um ícone nesta rivalidade.
Iker Casillas honrou o legado de Ricardo Zamora – que inclusive jogou pelos dois clubes-, Francisco Buyo, Agustin Rodríguez Santiago, Rogelio Domínguez, Antonio Betancort, García Remón, Juan Antonio Ipiña, Juanito Alonso ou José Vicente nos desafios frente ao FC Barcelona e travou várias exibições de nível frente aos Culés, que tiveram em Víctor Valdés o maior destaque nas “lutas” contra o Real Madrid CF, depois de testemunhar os exemplos de Antoni Ramallets, Salvador Sadurní, Andoni Zubizarreta, Javier Urruticoechea ou Vítor Baía e Ruud Hesp.
Às 19h30 no Camp Nou, Claudio Bravo e Keylor Navas vão defender O Mundo dos Guarda-Redes. Se o guardião Chileno já se pode considerar um nome sonante nos El Clásico’s, o Costa-Riquenho procura a afirmação e solidificação na baliza Merengue nestes encontros.