destaques

II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes – 07 de Junho

II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes – 07 de Junho
7 Junho, 2015 | por Roberto Rivelino
Atualidade
Para encerrar a segunda edição do II Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes o domingo foi inteiramente dedicado a sessões práticas.

Jorge Vital – Metodologia de treino do SC Braga, concebida pelo próprio – Coadjuvado por Diogo

Como na primeira edição do evento, Jorge Vital abriu o painel do último dia com a metodologia de treino de guarda-redes do SC Braga – desenhada pelo treinador.

Dentro dos seus ideais, Jorge Vital exercitou os guarda-redes em âmbitos de deslocamentos, técnica de encaixe, queda e saída de e à bola, um-para-um e cruzamentos.

Francisco Cersósimo – Parte prática

Depois da apresentação no dia anterior, Chiquinho colocou em campo a sua ideologia de treino no Atlético Mineiro.

Em técnica de fundamentos e insistindo na especificidade, o trabalho do treinador de guarda-redes do clube Brasileiro foi marcado pela repetição e integração na realidade de jogo.

Stefano Baroncini – Parte prática
Numa das apresentações mais metódicas e insistiu na perfeição e adequação técnica à Escola Italiana.

Em saída de bola, com tomada de decisão prévia e estímulo à visão periférica, e insistente nos encaixes de bola, Baroncini exemplificou o que havia sido demonstrado em teoria no Sábado – segundo o próprio os treinos são todos na mesma base dos mais jovens aos adultos.

SL Benfica – Fernando Ferreira, Ricardo Manuel Pereira e Hugo Ribeiro

“Uma só maneira de estar”, Hugo Oliveira deu o mote para a apresentação do departamento de treino de guarda-redes do Benfica, que foi exemplificado por Fernando Ferreira, Ricardo Manuel Pereira e Hugo Ribeiro.

Em cinco exercícios, a zona-espaço foi bastante trabalhada com a coordenação (incluindo estímulos visuais ou auditivos), incluindo-se também alguns aspectos da variação de jogo com o pé. O posicionamento e os deslocamentos também foram treinados dentro da mesma especificidade.

Wil Coort – Parte prática
Depois da teoria, Wil Coort esqueceu as apresentações e deu um treino de guarda-redes incluído no colectivo. Um-para-um com tomada de decisão em saída ou em fixação, em transições defensivas e ofensivas, situações de cobertura, zona-espaço, tomada de decisão e de reacção, foram os aspectos que marcaram a sua sessão.

Barcelona – Ricard Segarra e Sergi Uclés
A encerrar o painel, ainda frescos da vitória do Barcelona na Champions League, Ricard Segarra e Sergi Uclés praticaram em campo algumas das teorias do dia anterior, incluindo a técnica de bloqueio, a situação posicional, e o Go Vs No Go em curtas e médias distâncias.

Encerramento
Marco Ribeiro fechou o dia com a promessa de “estar cá para o ano para subir a fasquia”, afirmando que a equipa da Toda A Prova está “cheia de ideias” e despediu-se com um “até para o ano”.

Assim esperamos.