O segundo dia do VI Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes NGA Soccer marcou o início das apresentações práticas no Estádio do Leça FC.
Arrancando com Fabian Otte (treinador de guarda-redes dos sub-23 do Hoffenheim), a sessão centrou-se nomeadamente na defesa da baliza em fundamentos de um-para-um, resposta a remates e finalizações com cruzamentos ou bolas aéreas também com a participação de Thomas Schlieck (coordenador do departamento de guarda-redes do Borussia Dortmund – ver exemplos nas linhas finais do artigo) na parte da manhã, sendo Patrick Foletti (seleção da Suíça), a diferenciar com uma simulação de posicionamento e resposta (com várias sequências e reposicionamentos na baliza), a cruzamentos.
Na parte da tarde, Paolo Orlandoni (Fulham FC), exemplificou várias situações de ataque diagonal à bola, também com a incursão no um-para-um. Rui Barbosa (Wolverhampton WFC), exercitou a velocidade de deslocamento e velocidade de execução com implemento de jogo com os pés, estímulos à tomada de decisão ou defesa de remate. Finalizando, Luis Llopis (Real Sociedad), mesclou vários contextos de jogo e exigiu dos guarda-redes em atividade a prática de defesas de recurso ou momentos de capacidade física – inúmeras e variadas as situações colocadas em exercício.