Jorge Alves, um Português de 37 anos, é habitualmente o técnico de equipamentos dos Carolina Hurricanes. Mas no último dia de 2016 assumiu a baliza do clube durante sete segundos na derrota frente aos Tampa Bay Lightning (3-1), e debutou na NHL, como O Mundo dos Guarda-Redes passa a contar.
Privados de Eddie Lack, a equipa precaveu-se ao assinar um contrato de experiência profissional com o Português, que já tinha atuado na East Coast Hockey League e na Universidade do Estado da Carolina do Norte antes de se ter tornado o técnico de equipamentos dos Hurricanes. Foi por estes que cumpriu o sonho que nunca pensou vir a concretizar-se, a estreia na NHL. E mesmo que tenha apenas jogado os oito segundos finais do encontro – sem qualquer defesa -, Jorge Alves não se esquecerá certamente de vários momentos: a exemplo, o momento em que os colegas o fizeram entrar no gelo sozinho para o aquecimento, envergando a camisola número 40.
“Foi uma surpresa. É inacreditável. Eu estava a ir embora pelo tunel quando ouvi o meu nome. Olhei para trás e disse “O quê?” e o treinador: “Veste a roupa”… foi fantástico. Não conseguia acreditar”, afirmou o técnico de equipamentos de raízes Portuguesas que assumiu o cargo em 2012.
When the backup goalie is sharpening skate blades during play #HipHipJorge #CARvsTBL pic.twitter.com/DBfeTgKoUL
— Carolina Hurricanes (@NHLCanes) January 1, 2017
Jorge Alves is a goaltender of record in the @NHL after coming in tonight's game with 7.6 seconds remaining. #HipHipJorge
WATCH 🔻 #CARvsTBL pic.twitter.com/cS2sLKJXaS
— Carolina Hurricanes (@NHLCanes) January 1, 2017