Evolução do método na sessão de treino do
guarda-redes de futebol
Actualmente
o futebol sofreu uma grande evolução e agora desenrola-se a uma velocidade e precisão
de elevada intensidade e qualidade. Emocionalmente também sofreu grande
evolução, sendo os seus intervenientes alvo de críticas constantes. Hoje em
dia esse aspecto é bastante importante, sendo que grande parte dos clubes já
dispõem de psicólogos de forma a tentar controlar a acelerada actividade
cognitiva, mental, que se produzem no jogo e assim poder optimizar os processos
perceptivos e decisionais para que depois, tanto os jogadores de campo como os
guarda-redes, saibam executar na situação específica de jogo.
Para
fazê-lo bem, no momento certo, são precisos diversos recursos técnicos,
valorizados não em quantidade, mas sim em qualidade, é dizer, se estão
perfeitamente ajustados ao contexto ou situação.
Para
eleger correctamente essa técnica e executá-la dentro de um espaço e tempo
adequado, deve ser ensinada de modo que os seus intervenientes utilizem-na
sabendo o porquê e para quê de forma a entenderem o contexto em que está
inserida.
Na
maioria das situações de um jogo o guarda-redes deve perceber o que está
a acontecer no seu campo de visão próximo e periférico, para decidir a melhor
solução e executá-la com êxito. Quanto mais inteligente seja o comportamento de
jogo mais alto será o rendimento do guarda-redes no âmbito táctico.
Desenvolver
a inteligência táctica, saber ler o jogo, significa que o guarda-redes sabe
dirigir a sua percepção a todas as possibilidades de jogo que existem no seu
contexto de participação ou acção imediata. Para isso devemos ensinar que o
movimento corporal é um aspecto de grande importância para entender o gesto
técnico e claro, servirá para interpretar melhor a nível táctico a situação de
jogo que se irá seguir posteriormente.. Perceber a intenção táctica significa
que o guarda-redes aprendeu a pensar colectivamente. A referência é a imagem
que tem representada a nível mental e que permite ao guarda-redes decidir e executar com
precisão.
Em
relação à comunicação e em definitivo as relações que se estabelecem entre
colegas de equipa é necessário que as situações de treino facilitem todas as
respostas possíveis aos problemas que sejam descobertos no jogo, que permitam a
sua mais rápida interpretação quando os estímulos treinados apareçam ou se dêem
em competição.
O
guarda-redes deve dispor no seu banco de memória corporal, imagens e
experiências treinadas, para poder decidir a tempo, além de ser tecnicamente
hábil, rápido na leitura táctica e execução da acção, tem que saber quando, porquê e como deve
executar.
Para
melhorar os objectivos e conteúdos técnico-tácticos nas sessões de treino,
devemos estabelecer uma progressão que utilize de base uma metodologia global
como fundamento, sem renunciar à metodologia analítica como um complemento
ideal.
A minha
conclusão é que o comportamento de jogo do guarda-redes é global, dado que
tanto os factores técnico, tácticos, físicos bem como psicológicos aparecem com
características diferentes mas sempre de forma integrada e por tanto, também
têm de ser treinados e, situações globais.
Esta é
uma progressão que vai desde as situações mais simplificadas que podemos
desenhar (método analítico), passando por um estado intermédio de situações um
pouco mais complexas que as anteriores (método misto), até chegar a situações
de jogo que são muito parecidas à realidade das acções que se encontram em
competição
(método global).
Para
programar as sessões de treino, o ponto de referência deve ser a competição ou
uma situação de jogo desenhada especificamente para avaliar um determinado
conteúdo. O treinador tem de observar e avaliar o nível de jogo mostrado pelo
guarda-redes que está em observação diferenciando os aspectos técnicos,
tácticos, físicos e psicológicos.
Para
poder realizar esta avaliação, o treinador tem de realizar um controlo de
competição no qual fique registado o nível de jogo apresentado pelo
guarda-redes.
Uma vez
realizada essa observação, aquela acção que se manifeste de forma incorrecta
durante o jogo, é extraída para ser trabalhada durante o treino de forma
individual ou com os restantes guarda-redes.
O perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes
Pedro Diogo Ferrer Andrade
– 1990/07/05
·
2011/12, 2012/13 Treinador de guarda-redes do
Clube Sport
Marítimo e responsável
pela metodologia aplicada nos escalões
de formação.
·
2013/14 Treinador de
guarda-redes Clube Sport Marítimo,
Marítimo da Madeira Futebol
SAD e responsável pela
metodologia aplicada nos
escalões de formação.
·
2014/15 Treinador de
guarda-redes do Clube Sport Marítimo
escalões de formação.