destaques

Metodologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer – Metodologia Global

Anteriormente, em Metologia de treino de guarda-redes por Pedro Ferrer – Evolução do método na sessão de treino do guarda-redes de FutebolMetologia Analítica e Metologia Mista

 METODOLOGIA GLOBAL

A
metodologia global é baseada nas teorias de aprendizagem cognitiva e os métodos
activos. A característica principal foca-se em apresentar uma situação de jogo
na qual intervém os seus elementos (bola, colegas e adversários). Desde o
primeiro momento deve-se dotar o jogador com o máximo número de vivências e
experiências diferentes, desde o próprio jogo, para interpretar e adaptar as
suas respostas continuamente.
Os
exercícios construídos têm que procurar objectivos técnico-tácticos, desde uma
análise da competição e claro procurando respostas correctas a situações reais
de jogo.
Tentamos
desenvolver ao máximo a tomada de decisão, depois de perceber as modificações
das situações de jogo, o guarda-redes faz uma análise, leitura táctica de
decide como vai actuar. 
Realizará a
técnica segundo a sua leitura táctica dessa situação. A melhor maneira de
optimizar a tomada de decisões sobre o jogo é através do conhecimento e o
treino das situações que se encontram no mesmo.
Para
qualquer aprendizagem pode-se aplicar a ideia que uma coisa é a teoria e outra
bem diferente é a prática. De vital importância é a forma de ensinar os
exercícios. Os objectivos têm que estar muito bem explicados pelo treinador e
bem compreendidos pelos guarda-redes e jogadores implicados no exercício. O
diálogo é muito importante e também a explicação contínua por parte do
treinador, argumentando-lhes em todo o momento as distintas situações e opções
fazendo-lhes pensar continuamente em cada situação táctica.
A
aprendizagem e a compreensão do jogo consegue-se mediante sessões práticas,
teóricas e a competição, sendo de grande ajuda a utilização de imagens das sessões de
treino como também de competição.
Entendo e
aconselho que para o treino de guarda-redes, as simulações de jogo devem-se
apresentar em progressão, evoluindo e modificando a dificuldade dos exercícios
em função dos objectivos técnico-tácticos que se apresentam. O desenho de
exercícios constitui a secção mais importante para conseguir um adequado
processo de ensino/aprendizagem. Se um treinador é capaz de desenhar exercícios
adequados, provocará a aprendizagem desejada.

Os
exercícios serão os elementos fundamentais que o treinador tem para transmitir
as suas ideais ao guarda-redes. No momento de desenhar uma sessão de treino, a
seleção de exercícios constitui o primeiro problema/desafio que o treinador de
guarda-redes deve solucionar.
  • SITUAÇÕES
    A TER EM CONTA PELO GUARDA-REDES EM JOGO

A colocação e posição do guarda-redes
assim como a posição corporal depende de:
·         – Leitura das opções de jogo
·         – Mudança de espaço e a visão periférica (opções no
espaço de jogo)
·         – O jogador com a bola
·         – O jogador com a bola e a sua posição corporal
·         – O jogador com a bola e os seus colegas de equipa
·         – O jogador com a bola e os restantes adversários
·         – O jogador com a bola e o espaço de jogo
·         – O jogo e as suas possibilidades
A colocação do guarda-redes e a posição corporal de
acordo com cada situação determinam todos estes factores e opções de jogo que
tem o portador da bola perto da área.
  • SIMILARIDADE
    ESTRUTURAL DOS EXERCÍCIOS DE TREINO

É mais fácil uma transferência positiva entre o treino das
situações reais de jogo com tomada de decisão e a competição, quando os
exercícios apresentados são estruturalmente similares aos que o guarda-redes
vai encontrar em competição.
  • SIMILARIDADE
    PERCEBIDA

O guarda-redes tem que ter bem claro que a prática destes
exercícios tem essa similaridade com a competição, que perceba e entenda o
conteúdo dos exercícios e a parecença com o jogo.
  • SIMILARIDADE
    DOS OBJECTIVOS E O PROCESSAMENTO EXIGIDO

Os exercícios decisionais
que são propostos têm que exigir um esforço cognitivo similar ao que é exigido
no jogo. Devemos activar os processos perceptivos cognitivos necessários.
O perfil do treinador O Mundo dos Guarda-Redes
Pedro Diogo Ferrer Andrade
– 1990/07/05
·         2011/12, 2012/13 Treinador de guarda-redes do Clube Sport
Marítimo e responsável pela metodologia aplicada nos escalões
de formação.


·         2013/14 Treinador de guarda-redes Clube Sport Marítimo,
Marítimo da Madeira Futebol SAD e responsável pela
metodologia aplicada nos escalões de formação.


·         2014/15 Treinador de guarda-redes do Clube Sport Marítimo
escalões de formação.