destaques

Mundial’2010: Eduardo Carvalho agigantou-se com performance inolvidável na baliza

Mundial’2010: Eduardo Carvalho agigantou-se com performance inolvidável na baliza

11 Junho, 2018
Memória Mundial

Mundial’2010: Eduardo Carvalho agigantou-se com performance inolvidável na baliza

A classificação do melhor SC Braga de sempre na Primeira Liga em 2009/2010 – segundo colocado, a cinco pontos do SL Benfica -, colocou Eduardo Carvalho como o número 1 de Portugal no Mundial’2010, com Beto Pimparel – então no FC Porto -, e Daniel Fernandes – então no Iraklis -, a figurarem entre as escolhas de Carlos Queiróz e Daniel Gaspar. E, na África do Sul, ficou marcada a prestação mais inolvidável de um guarda-redes Português na prova-mor da FIFA.

Eduardo Carvalho – recém-expirado contratuado do Chelsea FC -, é o jogador Português com maior número consecutivos de jogos sem sofrer qualquer desaire, com próprio mérito: estreou-se a onze de fevereiro de 2009 – vitória por 1-0 frente à Finlândia -, e entrou no Mundial’2010 com balizas virgens contra Costa do Marfim (0-0), Coreia do Norte (7-0), e Brasil (0-0), levando a seleção Lusa à decisão nos oitavos-de-final frente à Espanha, onde somou a primeira derrota ao fim de dezanove internacionalizações.

Batido somente após uma defesa incompleta perante investida de David Villa, Eduardo Carvalho terminou o Mundial’2010 apenas com esse golo encaixado e para a memória fica mesmo a exibição frente aos Hispânicos: na base da batida do coração ou na arte da técnica apurada, prestou-se a defesas de nível a remates de Sergio Ramos, Fernando Torres ou David Villa, ou a uma intervenção de recurso em velocidade de execução que valeu gotas de suor a Fernando Llorente.

A Espanha conquistaria o Mundial’2010 – vitória por 1-0 frente à Holanda na final -, mas a performance de Eduardo Carvalho encontra-se no topo do pódio de espetacularidade de todas as protagonizadas por guarda-redes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na montanha das provas FIFA – sendo, ainda, o menos batido de sempre (ainda que com apenas cinco jogos em Mundiais).

Em campo pela última vez ao serviço da FPF a um de setembro de 2016 – vitória por 5-0 frente a Gibraltar -, Eduardo Carvalho, tem um total de 36 internacionalizações pela categoria principal de Portugal e deixou em aberto um registo de imbatibilidade de 383 minutos consecutivos sem sofrer. Vencedor do Europeu’2016 – sem qualquer minuto em campo -, não foi convocado para a edição 2018 do Mundial após quatro presenças consecutivas em competições de nomeada internacional.

Recorde-se ainda que após o Mundial’2010, Eduardo Carvalho foi contratado pelo Genoa FC.