O Mundo dos Guarda-Redes é desde oito de fevereiro de 2013 o único projeto comunicacional exclusivamente direcionado para a classe dos Guarda-Redes dos chamados Desportos de baliza – Futebol, Futsal, Andebol, Hóquei em Patins, no Gelo e em Campo, também com publicações sobre Polo Aquático e até Futebol Gaélico.
Num país em que os número 1 das balizas já tinham presenciado a criação de um site biográfico, com várias entrevistas, sugestões e também com o primeiro fórum sobre guarda-redes, da autoria de Hugo Oliveira, HgO – Redes Seguras em 2007 ecom reedição em 2009, e ainda a dinamização de um espaço dedicado à especificidade da prática do treino, em 2009, com o blogue Treino de Guarda-Redes de Eduardo Dinis e Telmo Abreu Silva, foi a oito de fevereiro de 2013 que O Mundo dos Guarda-Redes deu o mote para um movimento revolucionário em Portugal.
Criado por Roberto Rivelino, O Mundo dos Guarda-Redes juntou duas das paixões do seu criador: o jornalismo e a baliza, dando os seus primeiros passos como página de Facebook nesse mesmo ano, certame em que o projeto se concentrou nas notícias, curiosidades, histórias e estatísticas mais importantes da atualidade e do passado dos guarda-redes em Portugal e no plano Mundial, então.
Em 2014, O Mundo dos Guarda-Redes mudaria a sua linha editorial, dando asas ao seu movimento único e revolucionário, data marcada também com a criação de vários espaços emuladores deste projeto pioneiro.
Seria, assim, em 2014 que O Mundo dos Guarda-Redes se fazia ecoar por Portugal, impulsionado pela paixão dos guarda-redes nacionais e internacionais pelo trabalho desenvolvido já com a criação do blogue – http://www.mundodosguardaredes.blogspot.com -, que mais uma vez distinguiria o projeto. Na manhã de 21 de março algo viria a alterar e impulsionar esta história: após defender duas grandes penalidades na decisão que deu a passagem à meia-final da Europa League ao Sevilla CF frente ao Bétis, Beto Pimparel agradeceu o trabalho realizado por O Mundo dos Guarda-Redes na noite anterior com mensagem pública personalizada.
Desde então e até 2015, o projeto cresceria, sendo motivo da atenção dos maiores especialistas da classe dos guarda-redes, amantes da baliza e simpatizantes da informação com trato diferenciado.
2015 seria o ano da diferença, à imagem de 2014. Com uma abordagem comunicacional e estética mais profissional, O Mundo dos Guarda-Redes distinguiu-se entre a sociedade da informação com a criação de iniciativas pioneiras, como os Prémios e com a criação do Dia Nacional do Guarda-Redes, o evento de maior repercussão na história dos guarda-redes a nível nacional e que elevou o pedigree dos homens e mulheres da baliza, que cada vez mais se diferenciam do nosso Mundo para o exterior. Para a sociedade. Nasceu, assim também, o primeiro site em Portugal onde os leitores podem encontrar tudo sobre guarda-redes.
Ainda com as próximas páginas a florescer todos os dias, O Mundo dos Guarda-Redes faz a promessa de continuar a rota revolucionária e inigualável, deixando um agradecimento a todos os que alimentam as palavras da nossa luta.