destaques

Robert Hatch é o guarda-redes interpretado por Sylvester Stallone em Fuga para a Vitória

Robert Hatch é o guarda-redes interpretado por Sylvester Stallone em Fuga para a Vitória
14 Julho, 2014 | por Roberto Rivelino
Literatura e Cinema
Sylvester Stallone é conhecido pelos seus papéis em Rocky, John Rambo ou mais recentemente em Os Mercenários mas em 1981 o conceituado actor Norte-Americano representou O Mundo dos Guarda-Redes em “Fuga para a Vitória” no papel de Robert Hatch, capitão Americano.

O protagonista do filme foi mesmo Hatch que, tal como outros, estava “fechado” numa prisão Nazi durante a II Guerra Mundial e desafiado a jogar contra jogadores da Alemanha em Paris, no Estádio Colombes.

Ignorado durante a recruta pelo capitão de equipa John Colby (interpretado por Michael Caine), pela confusão do Soccer com o Football, Hatch azia tackles característicos do Futebol Americano e ao mesmo tempo planeava a sua fuga. Contudo, o volta-face deu-se quando Colby chutou uma bola para o personagem e este agarrou-a com as mãos. Foi-lhe atribuída a função de guarda-redes na equipa após se ter incluído como preparador físico, para desagrado do capitão.

Os seus planos de fuga não cessaram com a nova posição na equipa dos presidiários e, como monsieur Dupoin, fugiu da prisão, partindo para o contacto com a Resistência em França. Foi forçado a regressar à prisão para transmitir o plano de fuga e consolidou-se como guardião da equipa dos Aliados.

Durante a viagem para França, Robert Hatch questionou Colby, culto do Futebol: “Onde me coloco no pontapé de canto?” A resposta não chegou até aos minutos finais de antecedência à partida das vidas dos personagens representados pelas estrelas Pelé, Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Paul Van Hinst, Kazimierz Deyna, Hallvar Thoresen, Mike Summerbee, Co Prins, Russell Osman, John Wark, Kevin O’Callaghan e Soren Linsted.

Em Paris, no Stade Colombe, Hatch recebia a mensagem de que o plano de fuga seria executado ao intervalo, com saída para o Rio Sena através das passagens subterrâneas que ligavam o canal ao balneário dos visitantes, atribuído aos Aliados.

A perder ao intervalo por 4-1, com dois erros de Hatch, a equipa desce aos subsolo para executar a fuga, mas, apesar da vontade do guarda-redes em fugir, este foi movido a ficar junto da equipa e desafiar a selecção Alemã, que tinha Schmidt na baliza, interpretado pelo ex-guarda-redes Inglês Laurie Sivell.

Regressados ao campo empataram 4-4 com um golo de bicicleta de Pelé e, na última jogada do desafio, Hatch defendeu um penalti a Baumann, que já lhe tinha marcado o 2-0 a partir da marca dos 11 metros na primeira parte.

A partida encerra com a invasão de campo dos adeptos e os presidiários são encobertos pelos aficionados que torceram pelos Aliados desde o primeiro minuto. A cena encerra-se com Robert Hatch decisivo e com Sylverter Stallno imortalizado n’O Mundo dos Guarda-Redes nos Cinemas.