Ronan David nunca pensou ser estrela n’O Mundo dos Guarda-Redes, mas a verdade é que o avançado da AD Sanjoanense acabou por ser o protagonista da passagem à próxima fase da Taça de Portugal depois de marcar um golo e fazer três defesas após a expulsão de Diogo Almeida.
Formado no Fluminense e no Grêmio – com passagem pelo Parma -, o Brasileiro de vinte anos foi um dos três autores dos golos que deram a vitória à Sanjoanense sobre o 1ª de Dezembro (3-2) na segunda eliminatória da Taça, mas o principal destaque foi pelo facto de ter vestido a pele de guarda-redes com distinção.
Escolhido por Ricardo Sousa para ir para a baliza devido ao “desgaste físico”, como justificou o treinador ao jornal A Bola, aos 75 minutos, Ronan David levou o jogo para prolongamento e, já nessa fase decisiva do encontro, foi um dos nove elementos em campo, após nova expulsão aos 102′.
Ao Jornal de Notícias assumiu que este jogo “vai ficar guardado na memória”… mas avisou que não quer repetir a façanha, apesar de ser admirador de Iker Casillas.