Após um primeiro dia de teoria, o I Seminário Internacional de Treino do Guarda-Redes deu o seu passo para o relvado e para as sessões práticas de Andrew Sparkes (Swansea City AFC), com execução do staff de treinadores específicos da Escola de Guarda-Redes Nuno Monteiro, organizadora do evento.
Iniciando os trabalhos às 09h30, o técnico Galês colocou em exercício os mais de 30 guarda-redes, todos eles recetores da atenção dedicada pela dezena de técnicos da Escola – que dividiram os intervenientes em quatro estações, adequando os contextos às idades e escalões dos praticantes.
Mote dado, Andrew Sparkes deu espaço para um exercício lúdico de ativação em que os guardiões foram testados em velocidade de execução e velocidade de reação. Adiante, o primeiro contexto praticado foi o de cruzamentos e bolas aéreas, segundo os princípios indicados no primeiro dia do evento. Seguiu-se o momento de distribuição de bola, com receção anterior da mesma.
Entrando na defesa de baliza no motivo de “zona espaço e situações de um-para-um”, os guardiões foram colocados em realidades e situações mais complexas para encerrar as atividades matinais.
Na quarta sessão, abrindo o painel da tarde, o tema defesa da baliza em “shotstopping” foi destacado, concluindo o momento de atividade prática com jogos e exercícios de teste a todas as capacidades dos guarda-redes nos diversos contextos.
Na cerimónia de encerramento, Andrew Sparkes agradeceu a presença e o empenho e interesse da Escola de Guarda-Redes Nuno Monteiro no seu trabalho e na sua presença. O responsável desta, Nuno Monteiro, enalteceu a importância destes eventos e dirigiu o motivo dos momentos deste sábado e domingo para os jovens guardiões.