destaques

VI Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes – 31 de maio

VI Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes – 31 de maio

31 Maio, 2019
Eventos

VI Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes – 31 de maio

O VI Congresso Internacional de Treino de Guarda-Redes NGA Soccer arrancou no Porto com a parte da formação prática do evento que junta especialistas no exercício específico da área da defesa da baliza.

O evento começou com a apresentação de Luis Llopis (Real Sociedad, ex-Real Madrid CF ou UD Levante), que abordou o treino específico a partir do conhecimento do jogo além da implicação do guarda-redes no jogo coletivo, exemplificando com as ações de Gerónimo Rulli e Miguel Ángel Moyá ao longo da La Liga 2018/2019.

Seguiu-se Patrick Foletti (seleção da Suíça), que misturou a construção da sessão de treino com o essencial para se treinar guarda-redes, mencionando a aliança das emoções e das capacidades cognitivas com o jogo e o comportamento tático – deixando em imagem várias exercitações com Yann Sommer como pontífice da sua explicação oral.

Alfredo Magni (ex-Brescia e AC Milan), falou do trabalho realizado no desenvolvimento e revelação de Gianluigi Donnarumma no clube da Serie A, começando por explanar as dificuldades organizativas que se encontram na partida para a discussão sobre guarda-redes dentro de uma equipa. Ainda, referiu-se com importância à integração da preparação física (com o exercício de pilates), neste trabalho.

Num enquadramento cultural, social, geográfico e histórico à volta do guarda-redes, Hans Leitert (consultor do Liverpool FC para a posição e ex-seleção da Áustria, Tottenham Hotspur FC, Recreativo de Huelva ou Panathinaikos), apresentou ‘As cinco idades do guarda-redes’ – 1) ‘Idade do estabelecimento’; 2) ‘Idade da transição’; 3) ‘Idade das lendas’; 4) ‘Idade da globalização’; 5) ‘Idade do barulho’ -, com uma inclusão de estatísticas e observações ao critério de análise específica, à criação de expectativas e seleção de qualidade – desde o nascimento do Futebol à modernidade.

Mostrando o que trabalha no Sevilla FC, José Benítez abordou a importância da colocação espacial e corporal do guarda-redes em jogo e a relação da força física com a técnica, além de exemplificar exercícios com o cuidado específico para a sua apresentação – revelando ainda mais métodos de trabalho no clube Espanhol.

Partindo para as Mesas Redondas com a condução do jornalista Carlos Daniel (Rádio e Televisão de Portugal – RTP), centraram-se os temas ‘O treinador de guarda-redes Português no Mundo’ com a participação de Daniel Gaspar (ex-seleção de Portugal ou Irão), Rui Barbosa (Wolverhampton WFC), Ricardo Manuel Pereira (ex-SL Benfica B, Legia ou Standard de Liège), e Hugo Oliveira (Everton FC), e ‘O guarda-redes de topo no Futebol Mundial’ com Hans Leitert, Luis Llopis e Patrick Foletti.