Festeja-se o Dia Nacional do Guarda-Redes pelo décimo ano consecutivo em Portugal e na sua génese está a estreia do primeiro guarda-redes de sempre a vestir a camisola da seleção. Carlos Guimarães entrava em campo para defrontar a Espanha na estreia oficial da FPF há 104 anos.
Foi a dezoito de dezembro de 1921 que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), escolheu para titular da baliza nacional o guarda-redes que então tinha 23 anos de idade. Portugal registava o seu primeiro jogo de sempre e fê-lo com uma derrota por 3-1 diante do outro país Ibérico. Carlos Guimarães estava na baliza para a primeira de duas internacionalizações que estão registadas na base de dados da Federação e dessa primeira ocasião deu-se a génese da criação do Dia Nacional do Guarda-Redes por iniciativa d’O Mundo dos Guarda-Redes.
Ademais, perante a pouca informação existente, sabe-se que Carlos Guimarães nasceu a 28 de fevereiro de 1898 e representou clubes como CF Lisboa e Carcavelinhos.
O primeiro de todos os guarda-redes. ❤️
Carlos Guimarães estreou-se pela seleção de Portugal há 104 anos e a data é celebrada na criação do #DiaNacionalDoGuardaRedes, enaltecendo também o primeiro guarda-redes a jogar pela FPF – o primeiro de todos nós: https://t.co/tfPrRtwArf pic.twitter.com/y1x0MgjBpM
— MundoDosGuarda-Redes (@MDosGuardaRedes) December 18, 2025