destaques

Ricardo Friedrich: Escandinávia e Báltico na ponta dos seus dedos, agora no HJK

Ricardo Friedrich: Escandinávia e Báltico na ponta dos seus dedos, agora no HJK

28 Agosto, 2025
Atualidade

Ricardo Friedrich: Escandinávia e Báltico na ponta dos seus dedos, agora no HJK

Ricardo Friedrich deixou o Brasil há dez anos rumo à Finlândia, pela porta do extinto RoPS, e não mais voltou, construindo uma carreira de nível pela Escandinávia, Turquia e, desde meio de agosto de 2025, pelo Báltico, aquando do seu empréstimo ao HJK da Finlândia por parte do Malmö.

Entrado em campo três dias depois de ter assinado pelo clube de Helsínquia, o guarda-redes de 32 anos, no dia 24, fez-se logo valer com uma defesa de destaque num momento em que o jogo estava empatado frente ao IFK Mariehamn antes do avassalo (8-2), reapresentando-se ao Futebol Finlandês nove anos depois de ter deixado o RoPS rumo à Noruega, onde ali se destacou por três temporadas no Bodo/Glimt.

Da Noruega partiu para duas épocas na Turquia ao serviço do Anakaragüçü em 2019, mas depois o regresso à Escandinávia pareceu iminente e deu-se pela porta da Suécia através do Kalmar FF. Dali catapultou-se para o Malmö, clube pelo qual venceu a Allsvenskan’2024 e também a Taça do país na época de estreia. Este verão devolveu-o à Finlândia, por empréstimo e tendo em conta a chegada de Robin Olsen, com o clube a procurar continuar ver um ativo em performance: a estratégia já teve frutos e segue-se a fase decisiva de apuramento de campeão da Veikkausliiga (enquanto isso, o seu irmão, Douglas Friedrich, foi apresentado no Portimonense SC na semana passada).