destaques

1° Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-redes HO Soccer – 8 de Junho

Completando o terceiro dia do 1º Congresso Internacional de Treinadores de Guarda-Redes HO Soccer, os congressistas partiram para os seus lares com a satisfação da diversidade e cultura apresentadas no evento.

Da Polónia, Espanha, Azerbaijão, ou Grécia, Algarve, Viana do Castelo, Chaves, Montijo ou Braga, chegaram interessados desta paixão que é O Mundo dos Guarda-Redes.
Gianluca Spinelli – com José Chastre, Júlio Coelho, António Filipe, Celso e Ricardo Janota

Com um método de aproximação e abordagem cativante, Spinelli exemplificou com os guarda-redes vários exercícios que tinha demonstrado na sua apresentação a 7 de Junho: os diferentes tipos, posturas e estilos de saída à bola pelo chão ou pelo ar com a pressão oponente.

Jorge Vital – com jovens da formação do Sporting Clube de Braga, coadjuvado por Ricardo Silva (treinador de guarda-redes da formação Bracarense)

Começando com guarda-redes jovens da formação do SC Braga, às 10:30H, Jorge Vital era um dos prelectores mais aguardados do Congresso, pelo trabalho desenvolvido na especificidade desta posição.
Vital centrou o seu treino na tomada de decisão, com exercícios para a formação, e posteriormente com os guarda-redes seniores utilizados por Spinelli.
Luis Llopis

O apaixonante Luis Llopis entrou em cena às 20 para o meio dia e colocou a sua garra em campo, contagiando o trabalho de Celso, António Filipe e Júlio Coelho, os guarda-redes escolhidos para a sua demonstração.
Entre a boa disposição, o jogo psicológico com Coelho e a paixão aguerrida pelo treino, o Espanhol que está em transição para o Granada, preocupou-se com os detalhes de aperfeiçoamento dos guarda-redes de modo metódico, criterioso e repetitivo até à correcção.
Vítor Silvestre


Abrindo a sessão da tarde, Vítor Silvestre, novo treinador de guarda-redes do Estoril, surpreendeu pela sua qualidade e técnica de remate, merecendo os aplausos e elogios de Hugo Oliveira ao marcar três golos detrás do meio campo.
Centrou o seu testemunho no posicionamento defensivo do guarda-redes em relação ao portador da bola e à equipa/adversário e em contexto de passe em profundidade e em cruzamento do oponente.

Hugo Oliveira – com Fernando Ferreira, treinador de guarda-redes do Benfica B

Optando pela diferença, Hugo Oliveira leccionou as ideias de jogo e de modelo de jogo, interpretação de jogo e tomada de decisões com a colaboração de Fernando Ferreira, num trabalho continuado e com a marca do que é desenvolvido no Benfica por ambos com os restantes responsáveis do sector.
Recriou uma situação de jogo, sendo exigente com os guarda-redes incumbidos de circular a bola com os pés, e, posteriormente no exercício, com o guarda-redes em posição de defesa e ocupação da baliza.
Houve ainda espaço para Hugo Oliveira homenagear Celso, guarda-redes que em Julho faz 40 anos, pela sua paixão e dedicação à arte de ser Guarda-Redes e ainda arrancou uma lágrima pelas palavras de carinho, apreciação e afecto, ao “veterano”.
Silvino Louro

Pela primeira vez a palestrar e a exemplificar os seus exercícios, Silvino começou por enaltecer o seu “nervosismo” e, naquela que foi a última sessão do evento, optou por demonstrar um exercício de aquecimento, como treina o jogo directo, “à Inglesa”, e como faz com que os guardiões deixem de defender em cima da linha.
Entre várias palavras e ideias trocadas, enalteceu a média de altura dos keepers em Inglaterra – Premier League (1,90m) e Championship (1,90), e acrescentou que quando Sérgio Ramos marcou o golo (1-1) contra o Atlético de Madrid na final da Champions League, alguém lhe ligou a dizer que “um guarda-redes teu nunca sofria este golo”.
Encerramento

Faltavam 15 minutos para as 18H quando Hugo Oliveira entregou a garrafa de vinho do Porto e uma condecoração a Silvino, tal como fez a todos os participantes. Seguiu-se o seu agradecimento e despertar para o que ali se leccionou, sendo procedido por Marco Ribeiro, responsável da Toda a Prova, que referiu a evolução na especialidade que tirou do evento e anunciou um até breve, “para o ano há mais”.
O Mundo dos Guarda-Redes agradece a todos os congressistas, intervenientes ou espectadores, à organização e a todos os que fizeram toda esta enorme conjuntura possível, também, pelo carinho e atenção dados neste fim-de-semana de muita aprendizagem com critério.

– Roberto Rivelino
[Imagens @HO Soccer e Toda a Prova.]
Siga O Mundo dos Guarda-Redes nas redes sociais