Craig Gordon é uma biografia de resiliência, com alguns finais e muitos regressos. Nunca se rende e quando não foi convocado para o Euro’2024 no início de junho, sendo utilizado no mesmo dia num amigável frente à Finlândia (2-2, com penalti cometido), disse ao selecionador Steve Clarke que não se ficava por ali. Verdade: foi titular nos dois jogos mais recentes da data FIFA, o último dos quais nesta terça-feira frente a Portugal (0-0).
Estreado a 30 de maio de 2004 num amigável da Escócia frente a Trinidad e Tobago, o guarda-redes de 41 anos tem uma carreira cheia de percalços e lesões que depois significaram vitórias. Lesões como braços partidos, roturas ligamentares nos joelhos ou pernas partidas, resultaram em 281 jogos perdidos e 1729 dias de paragem sem jogar ou treinar desde outubro de 2008 até hoje, segundo os dados que apurámos junto da plataforma Transfermarkt. Entretanto, teve passagens significativas por Sunderland AFC, Celtic FC e Hearts, onde se encontra desde 2020 – e depois destes regressos voltou (2006) a ser eleito o Melhor Jogador da Escócia em 2015 e 2022 e também distinguido como o Melhor Jogador da Premiership Escocesa 2021/2022.
Contra Portugal, Craig Gordon continuou a estender o recorde de jogador mais velho a jogar pela Escócia – recorde que havia conquistado perante a Finlândia -, e adicionou mais um momento para a sua vasta e gloriosa carreira: trancou a baliza com três intervenções, secando os intentos de jogadores como Cristiano Ronaldo ou Bruno Fernandes, como poderá ver nas próximas linhas. No final do jogo, o selecionador Steve Clarke afirmou que «há muito tempo que não festejava tanto uma defesa de um guarda-redes, foi fantástico!», sobre o momento.
Será a última vez que Craig Gordon se destaca para O Mundo dos Guarda-Redes? Ele responde-lhe que não e nós também acreditámos nele.
Craig. Gordon.
An exceptional save from our man in goals 👏#SCOPOR pic.twitter.com/uFOkB8auiv
— Scotland National Team (@ScotlandNT) October 15, 2024
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Scotland National Team (@scotlandnationalteam)