O Obsersvatório de Futebol Internacional (CIES), revelou no seu relatório mensal um estudo realizado desde 2009 entre as 31 principais divisões da UEFA sobre as características dos guarda-redes, comparando-os às restantes posições.
Baseados em 3 762 guarda-redes – em contraponto foram analisados 28 mil e 199 jogadores -, o CIES concluiu que na atualidade os clubes preferem guarda-redes com 188cm, com 28,8 anos e de preferência do país de origem, tendo ainda sido estudado a longevidade do guardião no clube – em média o defensor da baliza fica 2,63 anos numa equipa.
Nas próximas linhas pode consultar as comparações entre os guarda-redes e as restantes posições – por ordem, altura (“figure 1“), idade (“figure 3“), nacionalidade (“figure 5“), e estabilidade (“figure 8“).