destaques

Hope Solo: “Voos são para os filmes. Isso não é ser bom ou boa guarda-redes”

Hope Solo: “Voos são para os filmes. Isso não é ser bom ou boa guarda-redes”

10 Abril, 2016
Ser Guarda-Redes

Hope Solo: “Voos são para os filmes. Isso não é ser bom ou boa guarda-redes”

Hope Solo foi entrevistada pelo site oficial da FIFA e revelou que o Mundo do Futebol ainda não viu o seu melhor. Entre várias declarações, a guardiã internacional pelos Estados Unidos por 193 ocasiões expressou o que é o seu sentimento por Ser Guarda-Redes e a sua visão sobre a posição:

“Experiência, especialmente no guarda-redes, é quase tudo. Vê-se muitos guarda-redes com talento que fazem defesas incríveis. Defesas que, talvez, eu não consigo fazer. Depois vamos ver e eles estão a deixar entrar golos que não podem conceder, golos “leves”. Isso mostra a inconsistência do guarda-redes. É precisa muita experiência e uma mentalidade específica para limitar as quedas e subidas, subidas e quedas no jogo. E ler o jogo e manter a equipa coesa. Já vi muitos grandes guarda-redes a fazer grandes defesas. [Como guarda-redes] queres fazer o trabalho parecer fácil. Isso deixa-me maluca, especialmente nos Estados Unidos: às vezes as pessoas querem ver grandes voos. Voos são para os filmes. Isso não é ser grande guarda-redes. Queres eficácia e trabalho sem grande esforço. É isso que admiro nos guarda-redes. É tudo acerca de ângulos, leitura do jogo, colocar os defesas na posição certa e também usar o jogo de pés e nem sempre fazer uma queda ou voo para dar espetáculo.

O difícil de ser guarda-redes é que mesmo que estejas bem fisicamente e mentalmente preparado(a), às vezes o jogo não te permite fazer a jogada que estás pronto(a) para fazer. Isso é por causa de a tua equipa ser boa ou então a defesa é tão boa que os remates acabam por ir para fora. Às vezes queres fazer mais mas o jogo não ter permite.”