destaques

João Benedito falha o primeiro Euro de Futsal desde 1999

João Benedito falha o primeiro Euro de Futsal desde 1999

2 Fevereiro, 2016
Registos

João Benedito falha o primeiro Euro de Futsal desde 1999

João Benedito assistirá pela primeira vez desde 2003 a um Europeu de Futsal em casa, ele que figurou em seis das sete presenças de Portugal nesta competição, até à data.

O guarda-redes e capitão do Sporting CP esteve presente em vinte dos 27 jogos já realizados pela seleção de Portugal na competição e é preciso recuar ao Euro’1999 para encontrar uma convocação sem João Benedito, então com vinte anos e já presente em dezoito encontros do Campeonato Nacional de Futsal – época em que se afirmaria na baliza dos Leões. Para o presente Europeu, que arranca nesta terça-feira, Jorge Braz convocou Bebé Vaz (SL Benfica) e Vítor Hugo (SC Braga/AAUM).

Com 163 internacionalizações (mais duas nos sub-21 e outras duas nos sub-23), João Benedito é o terceiro mais internacional de sempre – atrás das 200 presenças de Arnaldo e das 171 de Gonçalo Alves – e o guarda-redes com mais presenças em campo pela seleção Lusa – seguindo-se Bebé Vaz, com menos 97 internacionalizações -, a última das quais a oito de fevereiro de 2014, na derrota por 8-4 frente à Espanha, precisamente no jogo de apuramento de terceiro e quarto classificados do Euro na Bélgica, depois do terceiro lugar no Mundial’2000 e do segundo posto no Euro’2010.

Aos 37 anos e a menos de uma semana de cumprir dois anos sem representar a seleção de Portugal, João Benedito, já com as lesões de 2015 ultrapassadas, reitera que não abdica do seu país e estará disponível para jogar pela equipa das Quinas enquanto estiver no ativo.