Todos os guarda-redes têm um talento específico ou único. Josh Lambo encontrou nos pontapés de baliza uma arte e abriu as portas para outra modalidade: o Futebol Americano, deixando a carreira no Soccer – onde já era internacional sub-20. Neste sábado, foi escolhido para o plantel dos San Diego Chargers.
Aos 24 anos, o outrora promissor guarda-redes transformou-se num talento na especificidade dos kickers e a sua ascensão foi meteórica. Em 2012 foi introduzido na Universidade do Texas A&M como alternativa ao kicker principal e apenas um ano depois já assumiu a “titularidade”.
Já em 2014 a sua carreira mostraria toda a sua qualidade. Em 59 tentativas de converter os goal kicks, Josh Lambo teve 100% de eficácia e atraiu o interesse de várias equipas de outra nomeada. Em Maio de 2015 assinaria pelo seu clube actual, mas, não tendo impressionado, voltou a ser opção no draft, de onde foi agora repescado pela formação da Califórnia.
Ex-profissional do FC Dallas e com passagem pelo FC Tampa Bay, por empréstimo, Josh Lambo foi dispensado pelo clube da MLS em 2011 e, ainda antes de experimentar o Futebol Americano, tentou a sua sorte no DC United… mas em vão. Aproveitou e aperfeiçoou a qualidade dos seus pontapés de baliza e poderá caminhar para a história da NFL… e do Soccer, onde teve em Tim Howard um dos seus mentores.
O Mundo dos Guarda-Redes é, de facto, uma classe única.