destaques

Martin Brodeur deixa as balizas do Hóquei no Gelo, com 21 anos de carreira

Martin Brodeur deixa as balizas do Hóquei no Gelo, com 21 anos de carreira
28 Janeiro, 2015 | por Roberto Rivelino
Sem categoria

O mais condecorado de todos os goalies da NHL retirou-se. Martin Brodeur deixou de ser guarda-redes, soube-se ontem, mas continuará dentro do Hóquei no Gelo da NHL.

O internacional Canadiano, ao serviço dos St. Louis Blues desde Dezembro de 2014, fez 7 jogos na presente edição da National Hockey League, cumprindo 356 minutos em gelo, 17 golos sofridos, 1 baliza virgem e um average de defesa nos 0.899%.

Contudo, foi ao serviço do New Jersey Devils, de 1993 a 2014, onde se notabilizou e onde se tornou um dos dois goaltenders a marcar na regular season e nos playoffs. Venceu 3 Stanley Cups com a equipa de Newark e solidificou-se na história da modalidade.

Aos 42 anos deixa a acção como o hoquista com mais vitórias (691), jogos jogados (1,266) e, entrando n’O Mundo dos Guarda-Redes, é o goalie com mais shutouts (125 redes invioláveis) e defesas (28,928) – estes últimos feitos são, também, razão de 4 prémios Veniza e 5 distinções no Jennings Trophy, para os guardiões, para além de 10 presenças no NHL-All Star.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_PT/all.js#xfbml=1”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));